30 de novembro de 2017

Opinião – “Geostorm – Ameaça Global” de Dean Devlin

Sinopse

Depois de inúmeros desastres naturais terem ameaçado o planeta, os líderes mundiais uniram-se para criar uma rede interligada de satélites para controlar o clima global e manter a humanidade a salvo. Mas agora, algo está errado o sistema construído para proteger a terra está agora a atacá-la, e é uma corrida contra o relógio para revelar o verdadeiro problema, antes que uma tempestade mundial destrua tudo...e toda a gente.

Opinião por Artur Neves

Este é mais um filme catástrofe, limitada aos estragos mínimos por um mais um herói abnegado de histórias que associam o avanço tecnológico e o futuro aos potenciais malefícios dessa mesma tecnologia que se prepara para nos aniquilar a todos. Só é pena que façam essa associação de forma tão linear, improvável e previsível, denunciando claramente o fim esperado que tira toda a “pica” que uma história destas é destinada a provocar.
Dean Devlim, estreia-se neste filme como realizador, todavia ele não é propriamente um novato nestas coisas, considerando que no seu curriculum de produtor tem obras como “Dia da Independência” de 1996 e 2016 (o primeiro melhor do que o segundo) “Godzila” de 1998 ou “Stargate” de 1994 mas a abordagem que faz neste filme, da tecnologia de controlo do clima e do seu efeito perverso no caso de provocação deliberada de mau funcionamento do sistema, é infantil e mais voltada para o sensacionalismo rasteiro, com a lágrima no canto do olho, do que uma simulação adulta de um problema relevante e atual no tempo que vivemos.
Os efeitos especiais de catástrofe são o prato forte desta história, bem como a estação espacial onde quase toda a história se desenrola mas o argumento que a suporta e a ação que que nos mostram não têm espessura, nem drama real, nem causam a emoção pretendida com tanta parafernália por manifesta falta de autenticidade.
Gerard Butler representa o herói abnegado, empenhado até ao sacrifício da própria vida para salvar o planeta mas de uma maneira que ninguém acredita porque todo o desenvolvimento da ação não conduz a esse sacrifício, não está no espírito, não faz parte dos “genes” da trama de bastidores que envolve o presidente e o vice-presidente dos USA como causadores do desastre de que eles próprios seriam também vítimas. Apesar da urgência do assunto abordado, há sempre oportunidade para a novela fácil, para a lamecha, para o brique-a-braque dos sentimentos comezinhos que induzem a pena ou a compaixão por uma fantasia.
No final, a salvação de tudo e de todos, como aliás já era esperado desde o princípio, é conseguida de uma maneira surpreendentemente pífia que a única coisa que se salva são mesmo os efeitos especiais, mas mesmo esses, têm aspetos intragáveis. Ver só se não houver mais nada de interessante para fazer.

Classificação: 4 numa escala de 10

Sem comentários: