7 de agosto de 2016

Marcador | Destinos em Falta para o Passageiro Distraído – Luís Filipe Borges


Quando Luís Filipe Borges de mudou da ilha Terceira para Lisboa, aos 18 anos, “sentindo-se cidadão de nenhures”, viu uma frase escrita nas paredes de azulejo do Metro que lhe tem servido de inspiração: “Não sou ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo”. Nas duas décadas seguintes, como escritor, cronista, comediante ou apenas turista, viajou pelo planeta sempre que pôde – não engrossando fileiras do turismo de massas nem como viajante profissional, mas permanentemente com um olhar atento e uma grande disponibilidade para conhecer o outro, encontrar histórias e perceber o que se passa ao seu redor.

“A vida é demasiado breve para beber mau vinho e o nosso
Bairro demasiado modesto para caber lá o mundo”
LUIS FILIPE BORGES

Este livro é feito de relatos de viagens, cheio com dicas pertinentes e observações hilariantes para os aventureiros que se jogam no mundo – sejam eles estratagemas para quem tem medo de andar de avião ou truques para fazer a mala.

De Nova Iorque – onde bebeu uns copos com os actores de Sopranos – às aventuras nocturnas em Cuba, dos festivais de comédia em Itália ao Brasil descoberto através da música, sem nunca esquecer o regresso aos Açores da sua infância e o olhar apaixonado, mas jamais acrítico sobre Portugal e os Portugueses. Luís Filipe Borges não se limita a contar o que vê: mergulha de cabeça onde quer que vá.

Sem comentários: