16 de agosto de 2016

Marcador | Confissões de uma Médica – Sofia Serrano


Ser médico é mais do que a experiência clínica e a habilidade com o bisturi. No registo pessoal de quem escreve um diário, tão emocionante como divertido, tão sincero como comovente, esta obstetra/escritora mostra-nos os bastidores da vida hospitalar e familiar de uma médica, desvendando os segredos e o lado humano de alguém que também é mãe, e mulher, e que precisa desesperadamente do seu café para superar as maratonas das urgências.
Em alguns momentos, a vida de uma médica até pode ter a mesma emoção das séries de televisão, mas a realidade – o dia-a-dia num serviço de urgências – não pode ser inventada por guionistas nem reduzida a episódios de 50 minutos; a realidade é sempre mais imprevisível e profunda do que a ficção.
Ao longo de vários anos, Sofia Serrano escreveu sobre a sua realidade diária: o trabalho árduo e aparentemente infinito durante o curso de medicina, a primeira autópsia, o primeiro parto por cesariana, as noites em branco e os turnos de 24 horas, os 110 nascimentos no seu primeiro ano de internato, a pressão de ter de tomar decisões, em segundos, que podem salvar uma vida.

Sobre a Autora

SOFIA SERRANO Em pequena, queria ser astronauta, depois jornalista, mas acabei por me apaixonar pela medicina, e a obstetrícia conquistou-me no dia em que assisti à magia de um parto. Apaixonada por ecografia obstétrica e medicina materno-fetal, sou também vice-presidente da delegação do Algarve da Associação para o Planeamento da Família (APF), onde posso ajudar a fazer a diferença na saúde das pessoas. Mãe malabarista, divido-me entre a família, que adoro, a paixão pela profissão exigente, o desafio de ser saudável e um amor de sempre que é escrever. Em 2012, criei o _blogue Café, Canela & Chocolate, onde escrevo regularmente sobre medicina, maternidade, viagens e outros temas.

Sem comentários: