29 de junho de 2016

Opinião - "Love & Friendship" de Whit Stillman



Sinopse:
Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale), uma jovem e bela viúva, decide passar uns tempos na propriedade de familiares, ausentando-se assim dos salões da alta sociedade londrina que frequenta, de modo  a dissipar  alguns rumores coloridos, que por lá circulam, sobre os seus variados casos. Mas embora supostamente recatada, Lady Susan decide assegurar um marido para si e perspectivar outro para a sua elegível mas relutante filha, Frederica (Morfydd Clark). Ao fazê-lo, acaba por competir pelas atenções do jovem e bonito Reginald DeCourcy (Xavier Samuel), do rico e um pouco imbecil Sir James Martin (Tom Bennett) e do divinamente bonito, mas infelizmente casado, Lord Manwaring (Lochlann O'Mearáin), o que acaba por complicar os seus planos.
 
 
Opinião por Marta Nogueira
Na boa tradição do filme de época inglês, "Amor & Amizade" segue todos os bons clichés do género, apimentando-se com uma refrescante e irónica forma de apresentação das inúmeras personagens da história contada. Baseado no romance de Jane Austen intitulado "Lady Susan", conta a história de uma mulher que tenta desesperadamente assegurar a sua própria segurança financeira através de bons casamentos para si e para a sua filha, embora a dita senhora goste de transgredir as regras mais do que de vez em quando.
Acontece que "Amor & Amizade" não consegue, a meu ver, atingir a inteligência, a graça e o ritmo sofisticado de outros filmes do género, nem consegue agarrar as emoções dos espectadores de forma tão intensa como, por exemplo, "Orgulho e Preconceito", "Senso e Sensibilidade" ou até "Ema". Apesar de um elenco de estrelas, parecem todas terem murchado nos seus vasos ingleses. Kate Beckinsale, uma mediana actriz de comédias e romances americanos, que conseguiu o estrelato por ter uma cara laroca (obviamente) bem tenta carregar o filme aos ombros mas empalidece em comparação com uma Keira Knightley ou uma Anne Hathaway. E não é porque as outras ainda são mais novas do que ela - veja-se o que Emma Thomson conseguiu fazer no aparentemente estático (mas nada sensaborão) "Despojos do Dia". A inquietante Chloe Sevigny parece que tomou um Xanax e flutua por todo o filme meia "ganzada". O único que se safa é Tom Bennett que consegue um delicioso idiota sempre com a deixa errada na ponta da língua.
"Amor & Amizade" é uma comédia, mas não fará rir muita gente. É a história de uma mulher determinada a lutar pelos seus interesses e as suas vontades, mas não entusiasmará muito as hostes femininas. E Jane Austen merece melhor do que isto.

Sem comentários: