28 de junho de 2016

Novidade Quetzal | À Beira da Água - Paul Bowles


À Beira da Água
Paul Bowles
«As suas histórias estão entre as melhores alguma vez escritas por um americano.» Gore Vidal

À Beira da Água é o primeiro de dois volumes que reúnem a totalidade dos contos de Paul Bowles.
A sua itinerância, o seu conhecimento do mundo e das suas múltiplas culturas, e a sua erudição deram corpo a uma obra literária fascinante. Durante a sua longa vida de viajante e expatriado, Paul Bowles trabalhou incessantemente quer como compositor, quer como escritor – de ficção, poesia, ensaio, reportagem e na tradução de poetas e ficcionistas árabes – e viu reconhecidas as suas obras: na literatura, por exemplo, O Céu que Nos Protege, romance que ocupou o primeiro lugar da lista de bestsellers em The New York Times, adaptado ao cinema por Bernardo Bertolucci; na música, através da constante investigação e produção e da colaboração com os maiores nomes do teatro e das artes cénicas em geral.
http://quetzal.blogs.sapo.pt/

Sobre o Autor:
Paul Bowles nasceu em 1910 no bairro de Queens, em Nova Iorque. Em 1929 iniciou-se nas viagens, passando uma temporada na Europa, onde conheceu Gertrude Stein, Jean Cocteau, Ezra Pound, Christopher Isherwood e Kurt Schwitters, entre outros. Em 1931 viajou pela primeira vez para Tânger, onde viria a viver grande parte da vida.
Em 1937, conheceu a escritora Jane Auer, com quem manteve um casamento aberto, até à morte de Jane, em 1973.
Nos anos 50, vivendo grandes períodos no Norte de África, Bowles recebeu na sua casa de Tânger as principais figuras da Geração Beat. Com Viagens, a Quetzal inaugurou uma série dedicada a Paul Bowles, a que se seguiu A Casa da Aranha.
À Beira da Água é o primeiro volume das suas histórias.

Sem comentários: