27 de abril de 2016

Opinião - "O Profeta" de Roger Allers


Sinopse:
“O Profeta” é um filme de animação escrito e realizado por Roger Allers (“O Rei Leão”). Conta na versão original com as vozes de Salma Hayek, que co-produziu o filme e deu voz a Kamila, mãe de Almitra, Liam Neeson (Mustafa), John Krasinski, Alfred Molina, Frank Langella e Quvenzhané Wallis (Almitra). A banda sonora é composta pelo já oscarizado Gabriel Yared com as colaborações de Damien Rice, Glen Hansard, Lisa Hannigan e Yo-Yo Ma.
O filme conta a história de Mustafa, um prisioneiro político que, por acaso do destino, conhece uma menina traquinas de oito anos, Almitra, na ilha fictícia de Orfalés. Ele partilha com ela a sua sabedoria e os seus poemas, através de oito histórias com mensagens de paz, amor, amizade e fraternidade.
 
Opinião por Marta Nogueira
"O Profeta" é mais um projecto apaixonado da actriz, realizadora e produtora Salma Hayek. Desta vez como produtora, Salma reuniu à sua volta uma equipa de vários realizadores para oferecer ao público um filme de animação único e muito diferente daquilo a que estamos habituados.
"O Profeta" é baseado no livro do mesmo nome do afamado escritor libanês Kahlil Gibran que escreveu este conjunto de pequenos poemas e parábolas no início do século XX, tendo sido traduzido para inúmeras línguas e nunca deixando de ser impresso ao longo de todas estas décadas. A história do filme segue em linhas gerais o original, embora tenha sido ligeiramente alterada para atrair a um público mais generalista e, sobretudo, às crianças - muito resumidamente trata de um profeta, Mustafa, que se encontra detido como prisioneiro político e que vai finalmente ser libertado para regressar ao seu país, mas que antes de partir definitivamente encontra várias pessoas e enceta algumas conversas com elas sobre os mais variados temas da vida. Essas pequenas histórias que são pequenas parábolas ou lições de vida cheias de sabedoria, são contadas por diferentes realizadores, neste caso foram escolhidas 8 das 26 presentes no livro para reunir em filme. Foram também por isso 8 os artistas escolhidos para ilustrarem cada uma das histórias, conduzidos por Roger Allers:
- Michal Socha para a "Liberdade"
- Nina Paley para as "Crianças"
- Joann Sfar para o "Casamento"
- Joan C. Gratz para o "Trabalho"
- Bill Plympton para "Beber e Comer"
- Tomm Moore para o "Amor"
- Mohammed Saeed Harib para "Bondade e Maldade"
- Paul e Gaetan Brizzi para a "Morte"
Desta forma Hayek consegue um filme de animação que não passa despercebido e que se destaca claramente da concorrência proveniente dos grandes estúdios norte-americanos. "O Profeta" é muito mais do que um mero filme de animação, é um produto artístico de uma riqueza extraordinária, que combina a sétima arte com a animação, a ilustração e a poesia de conteúdos, da sua interpretação pelos diferentes artistas colaboradores do projecto e das palavras. Uma obra que vale a pena espreitar, ainda para mais porque nos oferece (e certamente que a intenção também foi essa), uma verdadeira lição de história sobre uma cultura riquíssima, a muçulmana, tão mal servida na actualidade pelos fundamentalistas que cada vez mais pululam por esse mundo fora. Tal como as diversas artes que combina, "O Profeta" é também composto por diversas camadas, como uma cebola que se pode ir descascando ao longo da vida, para serem reveladas por diferentes públicos, diferentes gerações e diferentes pessoas. Há um interesse específico para cada um de nós e é isso que torna este filme uma verdadeira peça de arte muitíssimo apelativa e interessante.

Sem comentários: