29 de novembro de 2015

Opinião - Filme "Cosmos" por Andrzej Zulawki

Sinopse: 
Witold acaba de nos exames de Direito e, Fuchs abandonou recentemente o seu emprego numa Casa de Alta Costura parisiense. Ambos vão passar alguns dias no campo e decidem alojar-se numa residencial familiar. São recebidos por um pardal enforcado num cordel na floresta.
Depois, um pedaço de madeira preso da mesma forma, uma série de estranhos sinais na parede, no jardim e no bosque. Na pousada há uma empregada - com uma boca estranha e deformada - e a jovem filha dos donos, por quem Witold manifesta uma paixão obsessiva. Ela está casada com um jovem íntegro e honesto; mas será que ela mesmo o é? Um terceiro enforcamento: um gato, obra de Witold...mas porquê? Poderá o próximo enforcado ser humano?

Opinião por Maria Ana Jordão
Witold e Fuchs são as personagens principais em 'Cosmos' , de viagem passam uns dias em uma residência familiar em Portugal.  A narrativa em 'Cosmos' apresenta-se no estilo nonsense.  Um pássaro enforcado, um gato morto é o que os dois amigos vão encontrado enquanto viajam pelo nosso país.

A residência onde se hospedam tem uns quantos mistérios por desvendar, mistérios que, por vezes passam ao lado de Witold e Fuchs e outros que os guiam para a cena final, onde as personagens têm o seu desfecho.

Esta história é comovente, o humor é sarcástico e, ao mesmo tempo, irónico.  ‘Kosmos’ do autor Witold Gombrowicz inspirou esta longa-metragem que se pode chamar de brilhante, pelos diálogos cuidadosamente preparados.  A partilha é um dos valores de ‘Cosmos’, e é na interacção entre as personagens que se vê esta troca (de ideias).  Dinamismo não falta em ‘Cosmos’ mesmo que o ritmo seja, calmo.

Cada uma das personagens é necessária entre si é, através de Witold e Fuch que conhecemos as personalidades que os envolvem.  A obsessão, o existencialismo são alguns dos temas tratados nesta obra.  Um pássaro enforcado, um gato morto, é com o que estes dois amigos se deparam nesta aventura que os leva a destinos felizes.

Sem comentários: