28 de outubro de 2015

OS IMPROVÁVEIS apresentam IMPROFADO no Museu do Fado

ImproFado
Peça de Teatro improvisada de 1h15 (sem interrupções para pedir novas intervenções à plateia) que nasce de uma sugestão inicial do público. É uma viagem pluridisciplinar, que mistura Teatro, Música e Pintura num ambiente improvisado mas com conteúdos mais poéticos, sensoriais e emocionais. Ao longo da peça vai sendo criado um fado, único em cada espectáculo. Composto por 3 actores, 1 pianista, 1 guitarrista e/ou 1 cantora, 1 pintor. 

SINOPSE
Peça de teatro 100% improvisada, nasce a partir da inspiração de um fado escolhido aleatoriamente pelo público, no início de cada espectáculo. Sem estrutura, cenas, personagens ou textos pré-definidos, cada espectáculo IMPROFADO é criado em conjunto com o público e em tempo real, combinando, de forma poética e emocional, artes tão diferentes, e ao mesmo tempo tão complementares, como a música, a pintura e o teatro.

Pouco a pouco, a narrativa ganha forma através das relações humanas que se geram e das ligações entre as diversas cenas. Se a princípio tudo parece desconexo, aos poucos a lógica instala-se assente na improvisação dos actores que se desdobram em múltiplas personagens e aproveitam positivamente todos os contributos dos presentes. Também em palco, músicos e cantor/a criam em tempo real temas e melodias de suporte às diversas histórias, enquanto um pintor as vai ilustrando.

Cada espectáculo é único, irrepetível e tem um fado próprio. Cada espectáculo é possível pela extraordinária dinâmica de grupo existente que, apesar de assente num profundo conhecimento mútuo e na utilização de técnicas comuns, consegue em palco e em tempo real que o improvável se torne real.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 
Concepção Artística: OS IMPROVÁVEIS 
Interpretação: Marta Borges, Pedro Borges e Telmo Ramalho 
Músicos: Ruben Alves (piano), Ana Lúcia Magalhães (voz) e Nome a confirmar (guitarra)
Pintura e Ilustração: Tiago Taron

DURAÇÃO: 1h15
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/16
PREÇO: 5€

CONCEPÇÃO E TÉCNICA DO ESPECTÁCULO IMPROFADO
O espectáculo IMPROFADO usa uma técnica de criação colectiva espontânea e pluridisciplinar, praticamente desconhecida em Portugal – o longform - que OS IMPROVÁVEIS (Pedro Borges, Telmo Ramalho e Marta Borges) foram pioneiros a trazer para palco em Portugal. Em 2010 viajaram para Chicago (capital mundial do Improviso) e frequentaram uma especialização nesta área nos conceituados Second City e iO Chicago Theatre. Desde então continuam a apostar em formação, passando, por exemplo, pelo The Annoyance Theater e Upright Citizens Brigade Theatre, que formaram conhecidos profissionais como Tina Fey, Amy Poehler, Mike Meyers, Andy Richter ou Bill Murray. Mantêm-se em constante pesquisa, já criaram e vão continuar a criar vários formatos distintos de espectáculos de improviso, fazem regularmente intercâmbios com profissionais de renome mundial da área e participam em Festivais Internacionais (Amesterdão, Berlim, Chicago, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Corfu, Madrid, etc).

PERCURSO DO ESPECTÁCULO IMPROFADO
Espectáculo de TEATRO DE IMPROVISO (longo formato) do Grupo OS IMPROVÁVEIS, que estreou em Junho de 2013, no Festival Internacional DEL CLOSE MARATHON, no palco da mítica UCB Theatre Chelsea em Nova Iorque, para uma plateia internacional. Em Portugal foi apresentado em Maio de 2014, no Festival Internacional de Teatro de Improviso ESPONTÂNEO, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra e Abril no Teatro Meridional, em Lisboa.

No ano de 2010 OS IMPROVÁVEIS estrearam (em cena até hoje) outro espectáculo de Improviso que utiliza a mesma técnica de longform usada no IMPROFADO, denominado “PEÇAS DO IMPROVISO”. Esteve em cena em Portugal no Teatro A Barraca, Teatro-Estúdio Mário Viegas, Teatro São Luiz e Fábrica Braço de Prata (Lisboa). No estrangeiro passou pelo iO Chicago Theatre e Atheneum Theatre durante o Chicago Improv Festival (Chicago, EUA, em 2010) e pelo Teatro SESC Copacabana e Casa da Cultura Laura Alvim no Festival FESTLIP Brasil (Rio de Janeiro, 2011 e 2014).

Sem comentários: