10 de junho de 2015

Opinião - Terra Fria - Manuel Alves


Título: Terra Fria
Autor: Manuel Alves

Sinopse:
Uma octogenária em fim de vida recebe a visita de um padre aposentado, para a última confissão, e ambos revisitam o passado na esperança de exorcizarem demónios de consciência. Cinquenta anos antes, a mulher fora denunciada à PIDE por um bufo que depois desapareceu sem deixar rasto juntamente com o agente enviado para investigar a denúncia. Mas o demónio de consciência mais antigo nascera anos antes, dos escombros da Segunda Guerra Mundial, nas ruínas de um coração.

Opinião por Andreia Dias:
Há coisas difíceis de escrever e uma delas são as review dos livros de Manuel Alves. Isto, porque é sempre difícil escrever algo que corresponda na totalidade à verdade e demonstre toda a magnífica obra de arte que é cada história que o autor escreve. Provavelmente, muitos não vão concordar comigo, até porque eu sou “suspeita” quando falo do autor, uma vez que ele é o meu autor português favorito, avisando desde já que o é com todo o mérito. Como tal, o livro “Terra Fria” só me ajudou a comprovar o quanto desejo que o autor cresça a nível de divulgação para que as pessoas possam apreciar os seus escritos, assim como nós os temos vindo a apreciar.
“Terra Fria” é um romance em que uma mulher de 90 e muitos anos nos conta a sua história e como nos mostra que às vezes é preciso fazer das tripas coração para conseguir sobreviver. A narrativa decorre maioritariamente durante a época da ditadura, sendo que se vê como as coisas funcionavam na altura e que não era preciso muito para uma pessoa inocente ser uma criminosa… No entanto, também nos mostra pessoas que poderiam muito bem ser reais, de tão bem caracterizadas que são, que nos leva a prestar realmente atenção ao aviso que o autor deixa de que nenhuma personagem no livro é “real”, por assim dizer. Há tanta gente diferente e tantos erros que cada personagem comete, que nos trás sentimentos de vários tipos e só um grande escritor consegue colocar os seus leitores a vivenciar a história, não só como se a tivesse a ver, mas a sentir.
A história é incrível, onde nada é por acaso, onde tudo se encaixa, onde todas as personagens têm o seu papel. Claro, houve momentos em que me revoltei em especial porque achei muitas vezes que haviam injustiças ali no meio, mesmo a personagem principal me pareceu injusta numa das circunstâncias, que não irei falar para não dar spoilers. Ainda assim, vemos que, se tentarmos dar solução ao caso de outra maneira, acabamos por ter cenários ainda piores do que os descritos, o que torna toda a obra de uma genialidade feroz.
A escrita do autor é irrepreensível e, não podemos esquecer, é um autor que não é revisado por nenhuma editora. Todas as histórias que nos chegam às mãos são fruto do seu trabalho árduo, sem ajudas de editoriais de terceiros. Para aqueles que lhes custa pagar um E-Book de um autor pouco conhecido tenho que dizer que o E-Book custa 1,50e, esse é o preço de meia hora do meu trabalho, mas não foi em meia hora que o autor criou esta obra de arte! Não acham que deveriam dar uma oportunidade? Muitos de vós pagam por livros mal revisto, escritos de pouca qualidade, 1,50e é menos de um décimo daquilo que realmente vale esta história. Não me alongo mais na parte da escrita, porque por mais palavras que teça neste campo, nenhuma vai chegar aos calcanhares daquilo que o autor escreve, só lendo é que se entende toda a “poesia” que o autor coloca em cada frase e o desejo mordaz que nos assombra quando começamos a ler as suas obras.
Em relação á capa, as pessoas vão entender na história o porquê da tesoura e da navalha. O título intriga-me, porque o termo “Terra Fria” aparece perto do final, mas ao longo da história nos mostra também a “Terra Fria” em que muitos viveram e vivem. O passado está lá atrás, a história é imaginação, mas todo o passado muitas vezes continua a ser presente e as histórias que vem da imaginação é uma realidade para muitas pessoas.
Como disse, nenhuma review chega aos calcanhares do que a história é, e eu nem escrevi a crítica mal terminei porque terminei de ler o livro às 5h da manhã e a chorar de tão emocionava que estada. Peço desculpa por não abordar em detalhe a história, mas qualquer spoiler que possa ser dado, tiraria todo o encanto do leitor descobrir por si próprio o desenrolar dos acontecimentos.

Sem comentários: