30 de maio de 2015

Opinião - The Hunger Games - A Revolta - Suzanne Collins


Título: The Hunger Games - A Revolta
Autora: Suzanne Collins
Editora: Presença

Sinopse:
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

Opinião por Filipa Monteiro:
Este terceiro e último volume da trilogia é o menos consensual entre os leitores. Muitos gostam do desfecho, outros nem por isso e outros, ainda, nem uma coisa nem outra, foi-lhes indiferente. Pelo menos pelo que me pude aperceber.
Eu, posso dizer que adorei cada um dos três. O segundo volume, no final é que me deixou um gostinho amargo, por, não ser aquilo que esperava, também não sei muito bem o que esperava... mas é sem dúvida um livro com um ritmo excelente e a continuação da história a mesma coisa.
Neste terceiro, a possível confusão que se instalou na minha cabeça com o fim do segundo, desvaneceu-se e fui acompanhando as explicações de Suzanne Collins e percebendo tudo, ajustando tudo e vendo o sentido. Assim sendo, achei, tudo... mais do que perfeito.
Não haveria final da trilogia melhor, na minha opinião.
Não vou falar da história pois não sei como fazê-lo sem devendar muitas coisas, no entanto, digo, para se prepararem para algumas despedidas. . . Umas necessárias, algumas esperadas e outras... dolorosas.
Neste livro vemos novamente a força de Katniss Everdeen. O seu espírito rebelde e protector. Uma daquelas pessoas que não deixa nada por fazer. Por dizer? Isso, deixa por vezes bastantes coisas...
Muitos bombardeamentos acontecem, muitos distritos revoltados (uma descoberta iniciada no segundo volume por Katniss), tal como o nome deste livro indicia... Neste livro, há a revolta... final. Muito suor, lágrimas e sangue... lágrimas... de sangue. Katniss vai-se sentir enganada e quem lhe mostra o caminho, a "verdade"... é justamente a pessoa que ela mais odeia... Neste final, Gale aparece muito mais e mostra do que é capaz. Mostra o amigo que é. Não abandona Katniss e está com ela nas suas resoluções.
Peeta. Peeta... tem umas quantas transformações com que lidar apenas e só neste volume. Vai ter que lutrar contra ele próprio. A sua pior batalha... Katniss tenta ajudar como pode... Finnick, personagem conhecida do volume 2, dos meus favoritos dos três livros. Adorei todas as suas intervenções e ao ritmo que estavam a acontecer as coisas, nem me pude apercecer bem e reagir ao que lhe aconteceu.
O final, parece um fogo de artifício. No meio de toda a agitação, no ritmo mais louco de toda a acção, pára tudo abruptamente. Eu parei com a leitura, e, o que li, também me parecia tudo desfocado e também eu, tentava chegar à superfície em busca de ar... completamente desorientada. Sofri com quem sofria. Angustiei-me com quem estava angustiado. Percebi o que se passava ao mesmo tempo que a leitura prosseguia... consegui, finalmente, procurar, receber e sentir, o ar novamente na minha cara...
Acaba como eu queria, porque, nem sempre há finais felizes e porque, os finais felizes que por vezes há, não são completamente felizes, há sempre algo a ameaçar o que é belo...

Sem comentários: