24 de abril de 2015

O Que Aprendemos com os Gatos, de Paloma Díaz-Mas, nas livrarias a 17 de abril

«O mais prodigioso é como a capacidade de observação, a ternura e a consciência da dor e da morte podem criar um mundo tão rico e uma narrativa tão animada. Uma delicada joia.»
La Vanguardia
Paloma Díaz-Mas é uma das convidadas da 9a edição do LeV – Literatura em Viagem, que decorrerá entre 8 e 11 de maio, em Matosinhos.

Os seres humanos – pensa o gato – têm uma irremediável tendência para compreender tudo de forma distorcida. Isto porque os humanos partem da absurda crença de que são animais superiores, quando toda a gente sabe que os animais superiores são os gatos.

Os gatos – pensa a autora deste livro – têm muito para nos ensinar, mas para isso é necessário que estejamos atentos e dispostos a aprender.

São carinhosos, mas nunca submissos; confiantes, mas só se exercitarmos a virtude de uma conquista paciente; domésticos e independentes; aparentemente indefesos, mas na realidade muito mais preparados para a sobrevivência do que nós. E por baixo de um pelo de seda, ocultam-se as garras de uma fera e um corpo atlético invejável.

Um livro que é uma joia para qualquer bom leitor e absolutamente indispensável para todos os amantes de gatos.

Sem comentários: