30 de outubro de 2013

Assírio & Alvim - Novidades - José Tolentino Mendonça, Federico García Lorca e Herberto Helder

Título: Poemas
Autor: Federico García Lorca
Seleção e Tradução: Eugénio de Andrade
N.º de Páginas: 112
PVP: 13,30 €
Coleção: Documenta Poetica

No dia 1 de novembro a Assírio & Alvim publica uma excelente antologia de um dos maiores poetas do século XX. Eugénio de Andrade assina uma escolha criteriosa e uma tradução exemplar. O resultado é um livro perfeito para nos iniciarmos na leitura de uma obra poética ímpar.

O SILÊNCIO
Ouve, meu filho, o silêncio.
É um silêncio ondulado,
um silêncio
donde resvalam ecos e vales,
e que inclina a fronte
para o chão.

Título: A Papoila e o Monge
Autor: José Tolentino Mendonça
N.º de Páginas: 176
PVP: 13,30 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

Fruto de uma viagem ao Japão, a convite do Centro Nacional de Cultura, e devedor também do Book of Haikus de Jack Kerouac, A Papoila e o Monge é o novo e surpreendente livro de poesia de José Tolentino Mendonça, que a Assírio & Alvim publica a 1 de novembro.

«Como se sabe, o haiku japonês é uma composição de três versos, com métrica fixa […], muitas vezes sem rima, propondo-se como um instantâneo que dá a ver o flagrante e o implícito, o assombro e a tensão inerentes à vida. A operação que Kerouac leva a cabo é a de valorizar sobretudo a capacidade do haiku trazer à página the real thing, a coisa verdadeira, libertando-o, porém, do esquema métrico: “Proponho que o haiku ocidental conte simplesmente muito em três curtos versos, e o faça em qualquer língua”.» José Tolentino Mendonça

Silêncio:
na ravina inacessível
o prado em flor

Sem comentários: