30 de maio de 2013

Opinião - Em Chamas

 

Título: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Pela primeira vez na história dos Jogos da Fome dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar…

Opinião por Andreia Dias:
O livro “Em Chamas” começa exatamente onde “Os Jogos da Fome” terminaram, o que acaba por tornar a história inicialmente maçadora e cansativa de se ler, pois não há grandes acontecimentos que nos prendam ao livro.
Katniss relata-nos os últimos acontecimentos e em como ter vencido os 74º Jogos Da Fome alterou a sua vida, em geral para pior, sendo que ela não se via preparada para enfrentar aquilo que estava a desenrolar-se à sua volta. Poucos meses se passaram desde o final dos Jogos, mas os “Amentes Condenados” continuem sem conquistar a paz que poderiam inicialmente esperar que ter depois de passarem por todo aquele “stress” físico e psicológico inerente à situação extrema que viveram… A realidade é que o ato de Katniss não foi visto com bons olhos pelo Capitol, algo que já se sabia, todavia o Presidente Snow quer garantir que tal não se repete e muita é a pressão exercida sobre o casal, além da mudança que o Distrito 12 acaba por sofrer…
A paz que antes já era rara, vai tornar-se nula.
Um outro ponto que torna a história ainda mais aborrecida no início é o cliché do triângulo amoroso, Katniss não sabe o que sente por Gale ou por Peeta, sendo obrigada a mostrar que não nutre nada pelo primeiro e está perdidamente apaixonada pelo segundo. Confesso que esperava ter mais do Gale, pois é na minha perspetiva aquele que mais se mostrou predisposto a mudar o sistema instaurado pelo Capitol, de resto, nem Peeta, nem Katniss são os heróis que se esperavam. O ponto a favor do Peeta é o seu dom da palavra e o seu espirito de sacrifício lunático inflamado pelo amor que sente pela Katniss, e o ponto a favor da Katniss é que se entende que não se esperava que ela fosse uma heroína, mas antes um “Sinal de Guerra”… Algo que se entendo no final do livro.
Ainda assim, passado a primeira parte do livro, começamos a ficar mais interessados na história, pois os acontecimentos começam a ter ritmo, bem como as surpresas que mais uma vez mudam a vida da Katniss e a obrigam a tomar uma posição. Algo que cabe ao leitor descobrir para que o livro tenha a sua magia.
Se no primeiro livro Suzanne Collins nos trazia uma crítica forte aos Reality Shows e à Natureza humana que adora ver um “bom” espetáculo, mesmo que isso envolva morte de adolescentes inocentes, além do sacrifício em prol da família, em “Em Chamas” traz-nos uma crítica feita ao mundo da fama e da sua superficialidade, bem como a capacidade que o homem tem de por vezes se unir para lutar contra aquilo em que acreditam. Isto é sempre algo que vai andando lado a lado.
No geral gostei do livro e das novas personagens que nele são apresentadas, algumas bastante carismáticas e misteriosas que nos deixam sempre na dúvida até ao final. A escrita da autora contínua sucinta e de fácil compreensão, sem se alongar muito em descrições exageradas e de palavras caras.
O enredo está bem construído e, embora tenha achado a primeira parte monótona, acaba por se perceber a sua importância na contextualização de todos os acontecimentos que se seguem.

Sem comentários: