30 de setembro de 2012

Porto Editora - Biografia - A primeira biografia de Jorge Sampaio

Título: Jorge Sampaio – Uma Biografia (Volume I)
Autor: José Pedro Castanheira
Págs: 1064
PVP: 24,90 €

Jorge Sampaio foi Presidente da República, Secretário-Geral do Partido Socialista, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, advogado, e marcou a História e a vida política portuguesa desde meados do século xx. A sua primeira biografia autorizada, assinada pelo jornalista do Expresso José Pedro Castanheira, é publicada no dia 11 de outubro, numa coedição da Porto Editora e das Edições Nelson de Matos.
Resultado de vários anos de pesquisa, este primeiro de dois volumes da obra Jorge Sampaio – Uma Biografia é uma viagem única que se inicia com as memórias de infância de Sampaio até à sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa, em 1989.

A apresentação de Jorge Sampaio – Uma Biografia está marcada para o dia 23 de outubro, às 18:00, no Anfiteatro 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, e contará com a presença do autor e do biografado. A apresentação estará a cargo dos Drs. António Costa e Emílio Rui Vilar.

Sobre o livro:
Esta não é só a história de um homem especial. Através da biografia de Jorge Sampaio vai-se fazendo o retrato de uma geração que lutou contra a ditadura e ajudou a construir a democracia. É o relato do último século da vida política portuguesa. O autor, José Pedro Castanheira, teve acesso ao vastíssimo arquivo particular do ex-Presidente da República. E entrevistou uma centena e meia de pessoas: familiares e amigos, colegas de advocacia e companheiros das lides políticas, mas também vozes críticas, opositores e adversários. O resultado final é um trabalho absolutamente único. Um documento histórico impressionante e valioso.

Sem comentários: