15 de janeiro de 2012

Porto Editora edita quatro novos títulos do Alfa

Em novembro, a Porto Editora anunciou novos títulos do Alfa para 2012. Aí estão os primeiros: quatro livros de atividades, sendo que um é para pintar e os restantes ajudam na aquisição e consolidação de conceitos.
Vem Pintar!, Cores e Formas, Os Números e As Letras estão disponíveis nas livrarias a partir de 16 de janeiro.
O Alfa não está presente apenas em contexto curricular. Bem a propósito deste Vem Pintar!, deve referir-se que o apelo à criatividade faz parte da história desta personagem desde o início. A prová-lo está o enorme sucesso das iniciativas de Carnaval e de Natal (com mais de 4500 cartazes decorados), promovidas em 2011 junto das escolas.
Estes novos títulos, para crianças com mais de quatro anos, alargam as atividades plásticas e ludoeducativas a um contexto extraescolar.

O Percurso do Alfa:
O Alfa é o protagonista de um projeto inovador que a Porto Editora criou, em 2009, para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que marca uma rutura com o que até então se fazia. A simpática personagem amarela é umextraterrestre, nascido no planeta Maquineta, que chegou à Terra para aprender, ajudar a aprender e fazer amigos. Hoje, dá cara a manuais escolares e livros de apoio para o 1.º Ciclo. No ano letivo 2011/2012, cerca de cento e cinquenta mil crianças trabalham com o Alfa. Os professores reconhecem a qualidade pedagógica do projeto e destacam frequentemente a importância do respetivo cariz lúdico. As atividades e passatempos educativos levados a cabo nas escolas tiveram impacto imediato e o sucesso começou a sentir-se também noutros contextos.
No Facebook, o Alfa rapidamente atingiu quarenta mil seguidores. Depois do êxito em contexto escolar, o projeto despertou o interesse de outras áreas. Em abril de 2011, surgiu o CD do Alfa, com músicas que ajudam na aprendizagem dos números e das formas geométricas. Resultado? Entrada para o Top 30 dos discos mais vendidos no país e o lançamento de um DVD com os videoclips.

Sem comentários: