19 de setembro de 2011

Opinião - A Rosa Rebelde

Título: A Rosa Rebelde
Autor: Janet Paisley
Editora: Bizâncio

Sinopse:
Numa época em que a guerra civil dividia a nação, Anne acreditou que podia bater-se com os melhores guerreiros. Pela espada. Por convicção. Por paixão. A Rosa Rebelde conta-nos a fascinante e turbulenta história de uma notável figura histórica, Lady MacIntosh, que ficou conhecida como coronela Anne. Foi uma heroína das Terras Altas da Escócia, uma encantadora rebelde, uma Braveheart que arriscou tudo, incluindo a sua vida, por amor ao seu país e ao seu rei. Fruto de uma cuidada investigação histórica, e com notável mestria, Janet Paisley criou uma extraordinária história de amor, conflito, lealdade e traição que se lê compulsivamente. Uma sensual aventura histórica, repleta de emoção, protagonizada por uma heroína apaixonada e irresistível.

Opinião por Joana Azevedo:
Este livro conta a história de Anne Farquharson, a Lady McIntosh, uma notável e controversa mulher que combateu pelos rebeldes escoceses pela separação da Escócia da Inglaterra, no século XVIII.
Ao princípio parecia-me um romance bastante levezinho e superficial mas mais para o fim comecei a gostar bastante. É tudo menos um romance cor-de-rosa. Para além das cenas das batalhas, que me pareceram bastante realistas, são descritos tantos horrores e tanta crueldade gratuita e de uma forma tão intensa e tão visual que me impressionaram bastante. Depois há todos aqueles aspectos acerca da cultura das Terras Altas, nomeadamente do papel da mulher na sociedade, que desconhecia completamente e que adorei conhecer. A história está muitíssimo bem construída, vai crescendo de intensidade, a própria Anne “cresce” ao longo do livro.

Sem comentários: