10 de setembro de 2011

Opinião - O ladrão de sombras

Título: O ladrão de sombras
Autor: Marc Levy
Editora: Contraponto

Sinopse:
No seu novo romance, Marc Levy conta a história de um rapazinho com um dom invulgar: ele consegue «roubar» as sombras das pessoas com quem se cruza. Ao princípio, acontece-lhe involuntariamente e isso chega a assustá-lo. Sempre que se cruza com alguém – seja um amigo, um inimigo ou um perfeito desconhecido –, a sombra da outra pessoa passa a segui-lo... Por vezes contra a vontade do rapaz, as sombras contam-lhe os mais profundos desejos, temores e aspirações das pessoas a quem pertencem. E o rapaz vê-se em mãos com um dom que traz uma grande responsabilidade: ao saber estes segredos, terá de ajudar as pessoas – ajudá-las a recuperar «essa pequena luz que lhes iluminará a vida».
Durante uma férias de Verão à beira-mar, apaixona-se por uma rapariga muda, chamada Cléa, com quem comunica através da sua sombra. E a sombra deste primeiro amor acompanhá-lo-á durante anos...
Mais tarde, o nosso «ladrão de sombras» torna-se estudante de Medicina, e debate-se com a questão de usar ou não o seu dom para ajudar a curar – tanto os seus pacientes como os seus amigos. Afinal, será ele verdadeiramente capaz de adivinhar o que poderá fazer felizes aqueles que o rodeiam? E ele próprio, saberá onde o espera a felicidade?

Opinião por Luís Martins:
A história deste livro é de uma simplicidade e ternura que só Marc Levy poderia incutir. A forma como ele usa o poder de roubar sombras por parte do protagonista para demonstrar ao leitor que não se pode controlar o destino das outras pessoas, que cada vida é feito por cada um é extraordinária. Este dom, apesar do previsível, não é o centro da história, este está reservado à história de amor do personagem principal com uma menina surda muda. E a forma como esta se desenrola de uma forma tão simples, tão verdadeira, faz parecê-la muito mais verdadeira. Outra característica interessante da história é o facto de o leitor nunca chegar a saber o nome do personagem principal, não é algo novo, mas é feito duma forma tão subtil que até se pode nem dar por isso. No fundo este é um livro que fala sobre o amor, o amor da amizade, o amor dos pais pelos filhos e o amor verdadeiro é simplesmente maravilhoso e capaz de derramar lágrimas.
Um dos melhores livros de Marc Levy.

Sem comentários: