30 de abril de 2011

Opinião - Ana Vichenstein - A Feiticeira da Mente

Título: Ana Vichenstein - A Feiticeira da Mente
Autor: Ana Crisóstomo
Editora: Chiado Editora

Sinopse:
Ana Vichenstein é uma adolescente de 13 anos de idade, órfã de mãe, que estuda no mesmo colégio desde os seus seis anos de idade. Excelente aluna, óptima cantora e dançarina e ainda uma excelente pessoa.
Tudo isto poderia ser comum a um grande número de adolescentes, não fosse ela uma feiticeira da mente.
No mundo de Ana existem três categorias de feiticeiros, todos eles com as suas qualidades e as suas limitações: os feiticeiros da mente, os feiticeiros com manopoderes (nas mãos) e os feiticeiros da varinha. Não se pense que os feiticeiros conseguem ser aceites na sociedade. Eles vivem à margem, encobertos por detrás de um colégio comum, onde estudam tanto alunos feiticeiros como os outros não-feiticeiros.
Durante o dia convivem entre si com aulas comuns. A partir da hora de saída dos alunos não-feiticeiros, as aulas de magia são leccionadas numa secção específica do colégio.
Ana entrou naquele colégio sem saber a verdadeira razão. A sua mãe foi morta para a conseguirem colocar naquele sítio a estudar. O seu pai divorciara-se da sua mãe ainda antes deste acontecimento fatídico. Encontra-se sozinha no mundo.
Tudo parece correr bem até que alguns acontecimentos insólitos assolam a vila de Cascais, próximo da zona de Sintra onde fica o Colégio…
No meio de aulas, romance e desavenças, algumas intrigas e lutas serão travadas pelo meio, levando Ana a escolher entre dois lados de uma mesma realidade. A sua lealdade e os seus principios vão ser testados até ao limite, podendo mesmo vir a sofrer com tudo isto.
Uma história do mundo do fantástico com partes hilariantes, românticas e até mesmo comoventes que levarão o leitor a querer ler até à última página.

Opinião por Maria Soares:
Ao ler este livro senti-me transportar ao tempo em que lia as histórias de Enid Blyton que se passavam no Colégio de Santa Clara e nas Quatro Torres, misturado com alguma fantasia da saga Harry Potter. Não fossem alguns erros na conjugação do verbo poder, que me retiravam de dentro da história ao surgirem, encontrei uma leitura fluída e captativa. A história tem um início algo atribulado, com a mãe de Ana Vichenstein, uma criança de 6 anos, a ser morta de forma violenta, faz uma explicação ao motivo desta criança ser integrada num colégio especial em Cascais, perto de Sintra, onde estudam alunos normais, sem poderes, e alunos com características especiais de feiticeiros. A história prossegue com Ana já na fase da adolescência, estudando neste colégio. Os feiticeiros são alunos internos que têm aulas extras de feitiçaria, das quais os restantes alunos desconhecem a existência. Os alunos com poderes especiais estão proibidos de utilizar seus dons junto dos colegas normais, para que estes não desconfiem da verdadeira natureza do ensino ministrado naquele colégio.

Ana Vichenstein é bem formada, boa aluna, empenhada e possui dotes de dançarina e cantora. Tem um namorado com quem se dá esplendidamente e com quem interage lendo a mente, já que é uma feiticeira da mente. Os restantes tipos de feiticeiros existentes são os feiticeiros com manopoderes (nas mãos) e os feiticeiros da varinha. Ana desconhece a razão porque entrou naquele colégio. Com a morte da mãe, com quem vivia junto depois desta se ter separado do seu pai, não tem mais família. Na vida de Ana, tudo parece estar a correr bem, quando alguns acontecimentos insólitos começam a suceder e dos quais Ana vai tendo visões que a alertam. A história desenrola-se envolvendo aulas, paixões e desavenças. Ana vê-se envolvida em intrigas e enfrenta algumas lutas que faz com que tenha que fazer opções difíceis e que testam os seus princípios e a sua lealdade, fazendo-a sofrer por ter de tomar algumas posições perante certos desafios.

Uma leitura do mundo do fantástico leve, destinada sobretudo a um público jovem ou a saudosistas de histórias envolvendo vidas de adolescentes em colégios internos, que consegue manter um ritmo de acontecimentos adequado entre as partes envolvendo romance, as lutas e as intrigas, salpicado com algumas partes cómicas e divertidas e outras ternurentas e comoventes, que conseguem prender a atenção do leitor até ao final da história.

Pontuação: Livro que ao ser fechado deixa o leitor sorridente.

Sem comentários: