18 de março de 2011

Opinião - O Espelho Negro – Livro I das Crónicas de Bridei

Título: O Espelho Negro – Livro I das Crónicas de Bridei
Autor: Juliet Marillier
Editora: Bertrand

Sinopse:
Escócia, século VI. Bridei tem quatro anos quando os seus pais o confiam a Broichan, um poderoso druida do reino de Fortriu, com quem aprenderá a ser um homem erudito, um estratega e um guerreiro. Bridei desconhece que a sua formação obedece ao desígnio de um concelho secreto de anciãos e que está destinado a desempenhar um papel fundamental no destino do instável reino de Fortriu.
Porém. Algo irá mudar para sempre o seu mundo e, provavelmente, arrasar os planos de Broichan: Bridei encontra uma criança, ao que tudo indica abandonada pelos Boas-Gente. Todos concordam que o melhor será assassiná-la, mas Bridei decide salvá-la a todo o custo. E assim, ambos crescem juntos, e a bebé Tuala transforma-se numa bela mulher.
Contudo, Broichan presente o perigo que ela representa, pois a jovem poderá vir a ter um papel importante no futuro de Bridei… ou causar a sua perdição.

Opinião por Ana Rita Domingos:
Este Espelho Negro inicia mais uma trilogia onde Juliet Marillier nos delicia com a sua maturidade literária, mais um épico da ficção. Confesso que, após a leitura da Trilogia de Sevenwaters, as expectativas para As Crónicas de Bridei eram bastante elevadas. E, para futuros leitores desta trilogia, posso garantir-vos: não ficarão decepcionados.
Marillier transporta-nos, como nenhum outro autor o conseguiria, para a Escócia do século VI, permitindo-nos uma longa e maravilhosa viagem pelas densas florestas e profundidade dos lagos numa paisagem que, decerto, nos encantaria a todos. Pela mestria que lhe é característica, permite-nos mergulhar num enredo que, como esperava, se mostra complexo e rico de pormenores e acontecimentos que adensam o mistério em torno das personagens principais.
Neste livro, Marillier retrata-nos o caminho percorrido por Bridei desde os seus 4 anos (quando é enviado aos cuidados do druida Broichan, para se tornar um guerreiro e erudito) até à conquista do trono de Fortriu, aos 19 anos. Neste caminho, acolhe Tuala, que aparece à porta de Broichan quando ainda não passava de uma bebé, deixada pelos habitantes do Outro Mundo, os Good Folir (Boa Gente). Juntos, Bridei e Tuala crescem e desenvolvem uma forte relação que, com o passar dos anos, se transforma de uma grande amizade no mais profundo e intenso amor jamais relatado. Num mundo cheio de guerras entre os Priteni e os Celtas, mistérios por desvendar, conspirações e reuniões secretas, magia e rituais aos deuses antigos, Marillier prende-nos desde as primeiras páginas a um enredo que se adensa a cada novo capítulo. Mostra a força de corações unidos pelo amor, a importância da confiança e do desenvolvimento da personalidade de um jovem que sempre esteve destinado a ser rei. Relata-nos a importância do destino traçado pelos deuses e das decisões pessoais no conduzir de um povo à vitória e à libertação de velhos inimigos. Relata-nos a luta entre o desejo pessoal e a obrigação para com as pessoas que depositam toda a sua fé num jovem líder em ascensão.
Sem dúvida que Juliet Marillier é uma das escritoras actuais que mais me influenciam e me conseguem fazer desfrutar de um bom livro, fazendo o coração acelerar com a expectativa de uma nova leitura, prendendo-me a respiração em cenas ou personagens mais intensas, fazendo-me desejar que nunca pare a publicação de novas obras, novas criações que, como já referi, são épicas.
Se me pedem para caracterizar este livro apenas vos digo: é uma leitura fluida, intensa, com personagens fortes e complexas, muito sentimento e conflitos pessoais, amor aos deuses antigos, uma leitura cheia de magia e capacidades sobrenaturais, força, romance, mistério, suspense… Se vos aconselho este livro? Sem dúvida! Não se poderão arrepender, valerá cada segundo que dedicarem a esta leitura e far-vos-á impacientes pela continuação desta trilogia.

Sem comentários: