28 de janeiro de 2011

Opinião - Uma pedra sobre o rio


Título: Uma pedra sobre o rio
Autor: Margarida Fonseca Santos
Editora: Oficina do Livro

Sinopse:
Teresa é jovem, tem uma carreira absorvente como engenheira civil, um namorado e uma amizade de muitos anos. Um dia, o chão que tão bem conhecia, começa a ceder e ela é confrontada com os seus medos.
O mundo de certezas e falsas seguranças em que Teresa se fechara ao longo da sua vida é abalado por um encontro inesperado com um desconhecido. Desse contacto nasce uma amizade que a ajudará a reconstruir o seu próprio caminho, e a vontade de ser feliz volta a ser um desafio.
Uma Pedra Sobre o Rio é um romance sobre as nossas dúvidas e escolhas, que nos diz que o amor e a vontade de mudar podem ser a melhor opção… Se tivermos coragem para isso.
Uma Pedra Sobre o Rio de Margarida Fonseca Santos

Opinião por Cristina Delgado:
Pedras na nosso caminho...

No prefácio de Eugénio Lisboa tomamos conhecimento de que este livro se trata de uma alegoria, uma parábola. E é sobre este ponto de vista que o devemos ler.

Com uma escrita simples, que se lê sem esforço num só dia, "Uma Pedra sobre o rio" fala-nos sobre todas os pedregulhos que existem nas nossas vidas, muitas vezes criados por nós, que nos impedem de fazer e decidir realizar os nossos sonhos, aquilo que nos dá prazer.

"Quando não estamos bem connosco dificilmente estamos bem com os outros". É esta insatisfação e angústia que leva Teresa a uma procura, dentro de si própria, dos seus desejos à muito abandonados e do seu bem estar; a alterar o necessário para conseguir mudar a sua maneira de estar na vida. Não posso comentar mais sem revelar a surpresa que nos está reservada no final desta história...

Muitas lições de vida se podem interiorizar e descobrir com esta leitura...

"O equilíbrio de cada um dependia das opções entre o ter de e o gostar de."

1 comentário:

Anónimo disse...

pedras no nosso caminho....