22 de dezembro de 2010

Opinião - Procuro-te


Título: Procuro-te
Autor: Lesley Pearse
Editora: Asa

Sinopse:

Daisy tem apenas vinte e cinco anos quando a mãe morre nos seus braços. Embora saiba há muito que foi adoptada, sempre se sentiu amada pelos pais e pelos irmãos. Para Daisy, aquela é a sua família. Todavia, o luto vai abalar o equilíbrio doméstico e revelar rivalidades encobertas. A serenidade dá lugar à devastação, e a jovem sente que é a altura certa para partir em busca das suas raízes e confrontar-se com o passado.
Na ânsia por saber mais sobre Ellen, a sua mãe biológica, e à medida que vai desvendando a história da família, Daisy descobre as duras verdades por detrás do seu nascimento. Dotada de uma inabalável determinação, Ellen sobrevivera a uma infância traumática: a morte da sua própria mãe estava envolta numa aura de mistério e os maus-tratos de que fora vítima às mãos da madrasta haviam-na marcado irremediavelmente. O destino quis que a sua coragem fosse constantemente posta à prova. O tempo encarregou-se de apagar o rumo dos seus passos.
Mas Daisy não desistirá de a encontrar, nem que para tal tenha de renunciar ao amor da sua vida.

Opinião por Liliana Martins:

A história de Daisy e a procura da sua verdade aquando do falecimento da mãe adoptiva.

Esta história prendeu-me desde o primeiro instante, impossivel parar de ler, queria saber tudo sobre Daisy, a sua família adoptiva mas especialmente sobre a mãe verdadeira Ellen e os motivos que levaram à sua entrega para a adopção.
Ao longo do livro percebemos que a história de Ellen e da sua irmã Josie é a parte mais importante do livro, deixando a nossa Daisy (personagem principal) em segundo plano.
A leitura é ritmada e cheia de particularidades muito chocantes levando a que os sentimentos do leitor estejam sempre a mudar, numa determinada altura temos pena da infância daquelas crianças na seguinte raiva das suas atitudes, especialmente Josie, que nos choca, nos entristece, nos revolta mas de quem sentimos irremediavelmente muita pena... um tumulto de sensações...
Admito que me vieram lágrimas aos olhos em determinado ponto, esta escritora é muito realista nas suas descrições de cenas e emoções, nunca tinha lido um livro dela e fiquei francamente fã.
A certa altura desta história, temos uma reviravolta que me apanhou de surpresa, num filme talvez tivesse percebido mas admito que me surpreendeu, fiquei até um pouco incrédula, não queria mesmo acreditar digamos, porque apesar de tudo fazer muito sentido ver como o ser humano pode ser cruel nunca deixa me surpreender e esta escritora capta a alma das personagens de uma forma incrível.

Nunca foi dada muita relevância a Daisy mas conseguimos entender o como esta Procura pela mãe foi importante e o que provocou nela, o interiorizar da sua natureza e aceitação da sua realidade, mas sem dúvida que a personagem que nos fica na memória é Josie como tudo o que passou na vida levou ao final descrito.

No fundo adorei este livro, porque as personagens"agarram-nos" desde o primeiro minuto, senti aquele frenesim de querer saber mais e mais a cada linha, quanto mais lia mais queria ler, queria saber cada novo pormenor , cada novo desenvolvimento, o que aconteceria a seguir, o que teria acontecido naquela família... A curiosidade não tinha tréguas, e isso sem dúvida é do que mais me cativa a ler um livro...

Sem comentários: